top of page

IMPLANTODONTIA

Implantodontia é a especialidade da Odontologia que recupera espaços edêntulos através da instalação de parafusos de titânio no interior dos ossos maxilar ou mandibular a fim de repor proteticamente raízes dentárias perdidas. O parafuso de titânio funciona como uma infra-estrutura em que um "dente" ou mais de um são nele fixados. Ao redor do titânio ocorre a osseointegração que é caracterizada pela formação de tecido ósseo, incorporando este material ao organismo. 

   O tratamento envolve duas etapas diferentes para reposição dos dentes: a etapa cirúrgica, quando são instalados os implantes, e a etapa protética, quando é elaborada e colocada a prótese. A sequência clássica de um tratamento com implante previa um tempo de espera mínimo de 3 a 6 meses entre a etapa de colocação do implante e a instalação da prótese definitiva, fazendo-se uso de uma provisória removível ou adesiva. Atualmente, é possível, em determinados casos, realizar a prótese provisória ou até mesmo a prótese definitiva sobre o implante recém instalado (técnica de carga imediata), possibilitando um maior conforto ao paciente.  

   Na grande maioria das vezes a cirurgia é feita em ambiente ambulatorial, ou seja no próprio consultório odontológico, preparado para receber este tipo de procedimento. Entretanto, dependendo da condição de saúde geral do paciente e da extensão da intervenção, pode ser indicado o ambiente hospitalar.

WhatsApp Image 2021-07-20 at 12.21.23.jpeg
bottom of page